Fátima Canuto nasceu em Maceió, Alagoas, mas teve base política no município do Pilar.
Filha, mãe e avó. Fátima é filha de Dilma Canuto e do ex-deputado Rubens Canuto. É casada com o médico Renato Rezende e com ele, têm dois filhos: Rafaela Canuto e Renato Filho. Fátima também é avó de três netos: Alice, Renato Neto e Sofia. Antes de ser parlamentar, Canuto atuou por vários anos como presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Alagoas e do Brasil. Também foi secretária-adjunta da Secretaria de Estado da Assistência Social e secretária municipal de Saúde do Pilar.
É empresária, advogada e economista. Formou-se em Direito pelo Centro Universitário Cesmac e em Economia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A deputada estadual foi eleita no ano de 2018 com 37.151 votos. Na Assembleia Legislativa defende como principal bandeira a saúde, principalmente, luta pelos pacientes menos favorecidos que são portadores de câncer; luta pelas mulheres, contra o feminicídio; acredita no agronegócio e defende o projeto “plantando o futuro”, visando o fortalecimento da agricultura familiar; além das barragens subterrâneas; defende as questões relacionadas aos cuidados com os idosos.
Tem ainda como bandeiras a prevenção da gravidez adolescência e quer levar a saúde e informação às pessoas que não têm acesso, principalmente em relação ao câncer.