20 Jul 2023

Saúde da Mulher: Sancionada lei de Fátima Canuto que cria Dia D de combate ao HPV e câncer de colo de útero

Nova lei visa conscientizar, prevenir e estimular vacinação em adolescentes
Saúde da Mulher: Sancionada lei de Fátima Canuto que cria Dia D de combate ao HPV e câncer de colo de útero

Mais uma lei voltada para a promoção de saúde e prevenção de doenças em mulheres, de autoria da deputada estadual Fátima Canuto, foi sancionada. A Lei Nº 8.889/23 institui o “Dia D” de conscientização e prevenção do câncer do colo do útero, das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e estimula a imunização contra o HPV em adolescentes em Alagoas. Conforme o projeto, a campanha deve acontecer na primeira semana de novembro de cada ano. 

O “Dia D” tem como intuito informar, esclarecer, conscientizar, envolver e mobilizar a sociedade civil a respeito da prevenção, detecção e tratamento precoce do câncer de colo de útero e das IST através de exames de saúde, bem como o estímulo a vacinação contra o HPV, com atividades e campanhas educativas. 

Segundo a autora da lei, Fátima Canuto, as ações devem ser desenvolvidas nos postos de saúde, com pessoal treinado de acordo com métodos clínicos específicos, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas, em conjunto com a Secretaria Estadual de Assistência Social e conselhos municipais relacionados. 

“O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente nas mulheres, sendo a 4ª causa de morte por câncer na população feminina no Brasil. Ele é causado pelo HPV, que pode ser prevenida com vacinação durante a adolescência. Assim como os demais tipos de câncer, a descoberta da neoplasia no início garante uma taxa bem maior de chance de cura, quando se comparada à uma fase mais avançada da doença. Prevenir, detectar e tratar em tempo hábil deve ser prioridade ter o “Dia D” vai reforçar ainda mais essa luta”, afirmou Fátima Canuto.

por Ascom Fátima Canuto


Mais FAU!

Ver mais noticias