03 Jul 2024

Procuradora da Mulher da ALE, Fátima Canuto participa da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20

Evento reuniu mais de 200 autoridades nacionais e internacionais; sustentabilidade e equidade de gênero estão entre principais temas abordados
Procuradora da Mulher da ALE, Fátima Canuto participa da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20

A deputada estadual e Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), Fátima Canuto, participou da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, que é liderado pelos presidentes dos Parlamentos e Congressos dos países participantes do G20. O encontro aconteceu nesta segunda e terça-feira (1 e 2), no Centro de Convenções, em Maceió, e reuniu mais de 200 autoridades nacionais e internacionais. 

O lema do encontro neste ano foi  “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”. As discussões abordaram o impacto de temas como promoção da justiça climática, desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades para meninas e mulheres. Foram realizadas sessões de trabalho sobre a ampliação da representatividade feminina em espaços decisórios e o Painel Brasil, que tratou dos avanços legislativos e de políticas públicas para as mulheres. 


De acordo com a parlamentar, o evento abordou temas urgentes para todos os países, salientando a sustentabilidade e o combate à desigualdade de gênero. "Foi muito enriquecedor participar dessas sessões de trabalho com mulheres parlamentares de diversos países diferentes, discutindo, aprendendo e trazendo para nossa realidade ideias e soluções de problemas globais. As questões climáticas, a sustentabilidade e a luta contra a desigualdade entre homens e mulheres são assuntos que precisam da atenção dos parlamentos. Conversei com as demais autoridades, troquei experiências e aumentei ainda mais o meu compromisso com essas pautas", afirmou a deputada estadual. 

Criado em 2010, o P20 é liderado pelos presidentes dos Parlamentos e dos Congressos do G20. O grupo visa envolver os agentes legislativos para fortalecer a “colaboração global para garantir a aplicação prática de acordos internacionais” no grupo das 20 maiores economias. 

por Ascom Fátima Canuto


Mais FAU!

Ver mais noticias