PL de deputada Fátima para instalação de painéis fotovoltaicos de energia elétrica é aprovado

PL de deputada Fátima para instalação de painéis fotovoltaicos de energia elétrica é aprovado

A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovou por unanimidade, o projeto de lei de autoria da deputada estadual Fátima Canuto (PRTB) que dispõe sobre o aproveitamento da energia solar e instalação de painéis fotovoltaicos de energia elétrica nas escolas e hospitais da rede pública estadual que forem reformados ou construídos. Sendo assim, o veto total ao projeto de lei foi derrubado.

A parlamentar enfatizou que o projeto tem o objetivo de reduzir gastos ao meio ambiente e garantir sustentabilidade das escolas e hospitais públicos. “Com isso, o Estado de Alagoas ganha, sobretudo nos horários de pico, vindo a diminuir a sobrecarga do sistema energético”, explicou.

A sugestão, conforme ressaltou a deputada, é que os equipamentos a serem adquiridos e utilizados sejam nacionais ou com 90% de nacionalização, caso não sejam doados. “Este investimento irá ajudar o Estado em todos os aspectos, além de gerar grande economia para o erário público, será aproveitada a luz solar existente”.

Fátima também destacou que nos últimos anos, o aumento das tarifas comuns está sendo abusivo. “Tomar medidas simples como passar a aproveitar a luz solar, gera uma economia significativa, além de investir no meio ambiente e sustentabilidade “.

Por fim, a parlamentar agradeceu a todos os deputados que votaram a favor do projeto. “Estamos juntos pensando no que é melhor para o povo alagoano”, completou.

Foto: Vinicius Firmino/ALE

por Assessoria