Desde o dia 29 de setembro que a deputada estadual Fátima Canuto entrou com um Projeto de Lei de nº410/2020 na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) para que fosse instituído o programa de denúncia de violência doméstica e familiar contra a mulher por meio de aplicativo. Esse projeto de lei se transformou em um aplicativo em defesa da mulher.
Durante essa semana, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) lançou o aplicativo Fique Bem para facilitar e agilizar a denúncia de abusos sexuais praticados em Alagoas.
O projeto de lei da deputada Fátima ainda está tramitando na Assembleia Legislativa, mas a parlamentar destacou que tem visto em Alagoas, algumas ações de combate à violência e abuso sexual, e que isso é positivo porque mostra que o Estado está lutando para mudar essa realidade.
A parlamentar explicou o projeto e disse que o serviço de denúncia de violência contra mulher visa à proteção por meio de ações fiscalizadoras promovidas pelas instituições estaduais, a partir de denúncias feitas pela própria mulher ou por qualquer outro cidadão que perceba indícios de violência ou que venha testemunhar atos com esse teor.
Fátima pontuou que durante o período de isolamento social, os dados mostraram um aumento nos casos de violência doméstica.
“São ações assim, como o lançamento do aplicativo, que precisamos fazer para combater esse ciclo de violência que ocorre muitas vezes, dentro da própria residência. É necessário que possamos fortalecer essa rede de apoio e ajudar essas vítimas”, finalizou.
por Assessoria