13 Out 2023

Outubro Rosa: Fátima Canuto promove Sessão Especial para discutir câncer de mama em Alagoas

Na ocasião, a parlamentar também vai entregar o Título de Cidadão Honorário ao mastologista Dr. Alfredo de Barros
Outubro Rosa: Fátima Canuto promove Sessão Especial para discutir câncer de mama em Alagoas

A deputada estadual Fátima Canuto vai promover uma Sessão Especial para discutir sobre o câncer de mama em Alagoas, em alusão à campanha Outubro Rosa, na próxima segunda-feira (16), às 14h, no Plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). Na ocasião, a parlamentar também vai entregar o Título de Cidadão Honorário ao renomado mastologista paulista, dr. Alfredo de Barros. Estarão presentes na solenidade autoridades, médicos, representantes de instituições e sociedade civil. 

O combate ao câncer é uma das principais pautas do mandato da deputada estadual Fátima Canuto. Além de ser casada com o médico oncologista e cirurgião, Drº Renato Rezende, Fátima Canuto foi uma das responsáveis pela reabertura da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Alagoas, instituição que presidiu por vários anos, chegando a ser também presidente da Rede Nacional.

Representando a instituição, junto a outras entidades, lutou por avanços e garantiu conquistas na luta contra o câncer no Brasil, como a Lei da Mamografia, a Lei dos 60 dias e a da legislação que garante a reconstrução mamária.

No primeiro mandato como deputada estadual, Fátima Canuto aprovou leis de extrema importância para a causa do combate ao câncer, como a Lei Nº 8.698/2022, que institui a Política Estadual de Prevenção, detecção precoce e início do tratamento do câncer de mama em Alagoas e a Lei Nº 8.531/2021, que institui a Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher.

Título de Cidadão 

Alfredo Carlos Simões Dornellas de Barros nasceu em São Paulo e foi criado em Marialva, no Paraná. Atualmente, é um dos principais nomes da oncologia feminina no país. De acordo com a parlamentar, o médico será homenageado com o objetivo de agradecer por toda dedicação aos avanços no tratamento do câncer de mama no Brasil. “É uma honra para a Assembleia Legislativa homenagear um médico tão comprometido com o avanço do tratamento do câncer, um dos principais nomes que temos. Essa é uma forma de parabenizar e agradecer por todo serviço prestado e o título de Cidadão Honorário é mais do que merecido”, afirmou Fátima Canuto. 

Graduado pela Faculdade de Medicina da USP (1977), Residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (1978-1986). Pós-graduação e Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP (1987). Professor Livre-Docente de Ginecologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2000). Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (1998 - 2001), da Federação Latino-americana de Mastologia (2001- 2003), Professor Titular da Faculdade de Medicina de Santo Amaro (1994 - 2008). No Hospital Sírio Libanês foi responsável pela Residência Médica em Mastologia no período de 2008 a 2017. Membro Honorário da Academia de Medicina de São Paulo e Membro do Conselho Científico Internacional da Senologic International Society. Atualmente é Coordenador de Residência Médica em Mastologia no Hospital Beneficência Portuguesa, Professor de Pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP (Disciplina de Fisiopatologia Experimental), Professor Colaborador da Disciplina de Topografia Estrutural Humana da Faculdade de Medicina da USP, Presidente do Instituto Grupo de Estudos de Mastologia e proprietário da Clínica Prof. Alfredo Barros.

por Ascom Fátima Canuto


Mais FAU!

Ver mais noticias