Visando promover a conscientização e disseminar informações sobre o câncer de mama, a deputada estadual Fátima Canuto promoveu, nesta segunda-feira (17), o “Café Rosa”, no município do Pilar. O evento visou reunir especialistas para conversar com a população, sobretudo com o público feminino, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Marca registrada da parlamentar, o combate ao câncer é tema de diversas indicações e projetos de lei de Fátima Canuto na Assembleia Legislativa. A deputada estadual foi presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Alagoas por vários mandatos, chegando a ser também presidente da Rede Nacional.
“Tenho uma vida, uma luta pela importância da informação, do diagnóstico precoce, do início do tratamento em tempo hábil e tolerância zero para câncer metastático. Às vezes as pessoas me perguntam, e acham que sou médica, por conta dessa minha relação estreita com a saúde, mas essa relação primeiro vem do meu marido, que é médico oncologista, e de toda a minha trajetória como voluntária da Rede Feminina por mais de 20 anos”, disse Fátima Canuto durante o evento, complementando que durante o mandato como deputada, teve a possibilidade de transformar em lei diversas causas que já eram suas bandeiras.
O Café Rosa contou com as palestras da mastologista da Casa da Mulher Pilarense, Mônica Pimentel; da enfermeira da Atenção Básica do município, Magda Cristina, e da paciente Andressa Larissa, diagnosticada com câncer de mama aos 23 anos.
por Ascom Fátima Canuto