Cuidado, força e determinação descrevem a trajetória da deputada estadual por Alagoas Fátima Canuto. Eleita com mais de 37 mil votos em seu primeiro mandato, Fátima se dedica a cuidar com afeto e a promover a mudança por meio de ações afirmativas, afinal, esse é o jeito Fau de fazer. Neste Mês da Mulher, temática que é uma das principais bandeiras do mandato, Canuto destaca a atuação pela defesa dos direitos das mulheres e a promoção da saúde feminina.
“Tenho usado meu mandato como lugar de fala, como guerreira, para que as mulheres que não têm oportunidade passem a ter. Quero que saibam que têm políticas públicas que vão dar oportunidade, acolher, que não vão permitir que determinadas coisas ainda aconteçam no nosso estado. Quando eu, enquanto mulher, estou discutindo políticas públicas que tratam de mulheres, tenho um olhar especial porque me coloco no lugar delas para sentir suas dores. Coloco meu sentimento em relação às demandas das mulheres, para saber como posso ajudar e para que realmente as políticas públicas sejam voltadas de fato para melhorar suas vidas”, afirma a deputada.
Eleita em 2018, Fátima já contabiliza 14 leis aprovadas e sancionadas, além dos projetos de lei que tramitam e diversas indicações. Entre as leis aprovadas está a instituição da Lei do Sinal Vermelho, código que facilita o pedido de socorro de mulheres vítimas de violência doméstica. Ao visualizar o código do sinal vermelho, os atendentes de estabelecimentos como farmácias, restaurantes e supermercados devem entrar em contato com a polícia de forma imediata.
Além disso, também foram sancionadas a divulgação da Lei do Minuto Seguinte, que torna obrigatório o atendimento de vítimas de violência sexual; a instituição do Programa Permanente do Canal de Denúncia e Violência Doméstica e Familiar por meio de aplicativo, além da instituição da Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher em Alagoas, que assegura assistência em ações de caráter preventivo e curativo.
Tramita também na Assembleia Legislativa de Alagoas um Projeto de Lei de autoria da deputada que institui a política estadual de prevenção, detecção precoce e início do tratamento do câncer de mama em Alagoas.
Sobre a Fau
Nascida em Maceió, mas criada entre Pilar e Capela, Fátima Canuto viu crescer desde cedo o desejo de trabalhar pela mudança e lutar pela qualidade de vida da população. A deputada estadual por Alagoas, eleita com mais de 37 mil votos, seguiu os passos do pai, o ex-deputado estadual Rubens Canuto, que faleceu em um acidente quando Fátima tinha apenas 11 anos.
Formada em Economia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e em Direito pelo Cesmac, a parlamentar tem forte ligação com o combate ao câncer. Fátima fez parte do grupo responsável pela implantação do modelo atual da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Alagoas, atuando como voluntária há mais de 20 anos. Deixou sua marca de avanços e melhorias, sendo presidente estadual quatro vezes, além de ter sido presidente nacional da Rede. Canuto também foi secretária adjunta da Secretaria de Estado da Assistência Social e secretária municipal da Saúde do Pilar.
Entre os diversos papéis que representa, Fau é casada com o médico Renato Rezende, com quem teve dois filhos, Renato e Rafaela. É também avó dedicada de Renato Neto, Alice e Sofia.
Como parlamentar, suas principais bandeiras são a saúde, a defesa dos direitos das mulheres, agricultura familiar, meio-ambiente e sustentabilidade, infraestrutura e assistência social.
por Ascom