27 Mar 2025

Mês da Mulher: Em Brasília, Fátima Canuto representa Alagoas e pede apoio ao PL que prevê exame genético em mulheres com histórico de câncer

Parlamentar participou de eventos na pauta dos direitos das mulheres
Mês da Mulher: Em Brasília, Fátima Canuto representa Alagoas e pede apoio ao PL que prevê exame genético em mulheres com histórico de câncer

A deputada estadual Fátima Canuto cumpriu, em Brasília, uma série de agendas em prol dos direitos das mulheres, nos dias 25 e 26 deste mês. A parlamentar participou do Encontro de Procuradoras da Mulher no Legislativo, na Câmara dos Deputados, e da 12a Conferência de Lideranças em Saúde da Mulher, no Congresso Nacional, promovido pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA). 

O primeiro evento reuniu vereadoras, deputadas federais e estaduais de todo o país e teve como objetivo discutir assuntos como violência política e democracia, cooperação entre os órgãos e trabalho em rede, fortalecimento da mulher nos órgãos de decisão e fortalecimento da autonomia econômica da mulher. 

Seguindo a agenda, Fátima Canuto participou da Conferência de Lideranças em Saúde da Mulher, evento promovido anualmente com a proposta de debater os principais temas da agenda pública de saúde, com foco no câncer da mulher. Este ano, a conferência abordou a “Medicina da Precisão para as políticas de saúde da mulher”. Ao lado da presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Alagoas, Vitória Basílio, a deputada estadual visitou os gabinetes dos senadores e dos deputados federais, solicitando apoio para o Projeto de Lei 265/2020, que tem como objetivo assegurar a realização de exames de detecção de mutação genética a mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou de ovário. 

“Tivemos aqui em Brasília uma pauta muito positiva ao lado da Rede Feminina de Combate ao Câncer e da FEMAMA, com o objetivo de pedir apoio aos nossos representantes federais em prol de um projeto tão importante para o avanço do diagnóstico precoce de câncer em mulheres no Brasil. Acredito que Alagoas tem uma voz importante e que vamos, mais uma vez, contribuir com o avanço dessa pauta em defesa da saúde das mulheres alagoanas e brasileiras, promovendo mais diagnóstico precoce, tratamento em tempo hábil e, consequentemente, qualidade de vida para as mulheres que mais precisam”, destacou Fátima Canuto.

por Ascom Fátima Canuto


Mais FAU!

Ver mais noticias