17 Jan 2023

Lei de autoria de Fátima Canuto vai conceder título de cidadã honorária à ilustre pesquisadora da UFAL

Lei de autoria de Fátima Canuto vai conceder título de cidadã honorária à ilustre pesquisadora da UFAL

A lei de autoria da deputada estadual Fátima Canuto, que concede o título de cidadã honorária de Alagoas à doutora em Química Marília Oliveira Fonseca Goulart, foi sancionada nesta segunda-feira (17) pelo Governo do Estado.  Natural de Belo Horizonte, em Minas Gerais,  a renomada pesquisadora atua como professora na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 

A parlamentar destaca a importância da valorização da ciência e da pesquisa em Alagoas. "Aqui no estado, temos muitos ilustres nomes na ciência, pesquisa e academia que precisam ter seus trabalhados reconhecidos e valorizados.  A contribuição da drª Marília é muito significativa e nada mais justo que conceder, por meio da Assembleia Legislativa, esse título de Cidadã Honorária do nosso estado", disse Fátima Canuto. 

Graduada em farmácia (1975) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora em química (1983) pela mesma instituição. Realizou estágios de pós-doutorado na Faculdade Queen Mary (1985-1987), na Inglaterra, na Universidade de Munique (1992), na Alemanha, e na École Normale Supérieure Paris (2004-2005), na França. Tem experiência na área de química e biotecnologia, com ênfase em eletroquímica orgânica, bioeletroquímica e química orgânica. Dentre os prêmios recebidos, destacam-se: Prêmio Jovem Cientista (1984); Troféu Hélvio Auto (2003), da Prefeitura de Maceió; Medalha de Honra (2003), da UFMG; e o Prêmio Marie Curie (2011), da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Além da ABC, possui associações com a SBQ e com a Sociedade Internacional de Eletroquímica (ISE, na sigla em inglês). Para a Acadêmica, a ciência requer paixão e não escolhe gênero. Por isso, defende políticas que equilibrem a participação feminina na ciência.


por Ascom Fátima Canuto


Mais FAU!

Ver mais noticias