27 Mar 2022

Garantido por lei de autoria de Fátima Canuto, aplicativo para denúncia de violência doméstica será lançado em Alagoas

Garantido por lei de autoria de Fátima Canuto, aplicativo para denúncia de violência doméstica será lançado em Alagoas

Foi com a proposta de prevenir os casos de violência contra a mulher em Alagoas que a deputada estadual Fátima Canuto apresentou o Projeto de Lei que garante a instituição do Programa Permanente do Canal de Denúncia e Violência Doméstica e Familiar por meio de aplicativo. Com base na proposição da parlamentar, sancionada pelo Governo do Estado em abril de 2021, o aplicativo será lançado nesta segunda-feira (28) pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh).

Conforme a lei (Nº 8.404), a ferramenta visa a proteção da mulher, por meio de ações fiscalizadoras promovidas pelas instituições estaduais, a partir de denúncias feitas pela própria vítima de violência ou por alguma testemunha.

A deputada Fátima Canuto acredita que a efetivação da lei, por meio da criação do aplicativo, vai proporcionar o aumento do número de denúncias de violência doméstica, resultando na prevenção de casos de agressões e até de feminicídio no estado. 

“Fico muito feliz em ver a nossa proposição tomando forma e tendo a oportunidade de mudar a vida de algumas mulheres. Infelizmente, a violência contra a mulher faz parte da nossa realidade e precisamos combater em diversas frentes, sobretudo, na prevenção desses casos. Sabemos que o número de denúncias não reflete o verdadeiro número de casos. Ainda há subnotificação, inclusive, pela dificuldade em conseguir denunciar o agressor sem que ele perceba. Espero que o aplicativo, associado às demais políticas públicas de atendimento e recuperação da vítima, auxilie na diminuição de casos, inclusive, de feminicídio”, afirmou Canuto. 

O aplicativo “Salve Maria” será lançado pela Semudh nesta segunda-feira (28), no Salão Aqualtune do Palácio da República dos Palmares. 

por Ascom


Mais FAU!

Ver mais noticias