Garantir aos estudantes um ensino que capacite e prepare para o mercado de trabalho é o propósito da indicação da deputada estadual Fátima Canuto à Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). A parlamentar solicitou a criação de escolas bilíngues em todos os municípios alagoanos, nos moldes do ensino bilíngue implantado em Pilar.
A parlamentar afirma que além do aprendizado em um segundo idioma, fazendo com que a criança domine a língua estrangeira e torne-se um profissional mais dinâmico e com mais oportunidades, o ensino bilíngue também proporciona benefícios cognitivos.
“O estudante desenvolve concentração, memória, pensamento ágil, criatividade, além de contar com uma bagagem cultural que garante que os futuros profissionais saibam se relacionar de maneira empática e produtiva no ambiente de trabalho. Garantir a oportunidade do estudo bilíngue desde a primeira infância no ensino público só geraria ganhos para toda sociedade”, acredita Fátima Canuto.
O modelo citado como exemplo na indicação foi entregue pelo município do Pilar em fevereiro deste ano. Visando fortalecer e impulsionar ainda mais a formação educacional de milhares de pilarenses, o município inaugurou a primeira escola pública bilíngue do país, investindo no ensino da língua estrangeira de forma integrada à outras matérias, como geografia e matemática.
por Ascom Fátima Canuto