Fortalecer a cultura popular alagoana, por meio da valorização dos artistas locais, é um dos objetivos da deputada estadual Fátima Canuto, que vai realizar uma Sessão Solene de outorga da Comenda Lêdo Ivo ao mestre Edivar Vicente Feitosa e uma Sessão Especial para debater o tema “Fortalecimento da Cultura Popular e da Arte no Nosso Estado”, na próxima segunda-feira (23), às 9h, na Assembleia Legislativa de Alagoas. Após as sessões, com o apoio da parlamentar, será realizada a 5ª Feira da Diversidade Focuarte, na Praça Dom Pedro II.
Para consolidar ainda mais o debate sobre arte e cultura, a Sessão Especial contará com a presença da Presidente da Confederação Nacional dos Artesãos, Graça Reis, que abordará o desenvolvimento do artesanato.
A deputada Fátima Canuto aponta que o principal propósito das sessões é abrir o diálogo com a categoria, discutindo as políticas públicas necessárias para o fortalecimento do setor.
“Promover esse encontro entre os artesãos e os responsáveis pela manutenção da cultura popular e possibilitar o diálogo para esse segmento é de extrema importância. Alagoas é um estado com uma cultura rica, mas que muitas vezes não é valorizada. Discutir, ouvir e apontar as necessidades nessa área deve ser uma prioridade, visando fortalecer cada vez mais o setor no nosso estado”, afirmou a parlamentar, destacando também a relevância da honraria que será entregue ao Mestre Edivar Vicente.
“Na ocasião, também será realizada uma Sessão Solene de outorga da Comenda Lêdo Ivo ao querido Mestre Edivar Vicente Feitosa, o Guerreiro Treme Terra Pilarense, em homenagem e agradecimento à sua contribuição para a preservação da nossa cultura”, disse.
Feira da Diversidade
Após a solenidade, será realizada a Feira da Diversidade Focuarte, em frente a Assembleia Legislativa, na Praça Dom Pedro II, no Centro de Maceió. O evento reunirá mais de 65 artesãos, que foram selecionados por curadoria que envolve artesanato e economia criativa. Além disso, a feira contará também com comidas típicas e apresentações folclóricas como Guerreiro Treme Terra Pilarense, Forró do Mestre Osano, Chegança Silva Jardim, Bumba Meu Boi Treme Terra, Sarau Literário com membros da UBE, entre outras manifestações artísticas.
por Ascom Fátima Canuto