A deputada estadual Fátima Canuto participou, na tarde desta segunda-feira (10), da mesa de honra da sessão solene de outorga dos títulos de Cidadão Honorário de Alagoas ao médico Renato Rezende Rocha e ao vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, o desembargador Orlando Rocha Filho. Os projetos de resolução são de autoria da deputada estadual Cibele Moura e da ex-deputada Ângela Garrote. A sessão foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Marcelo Victor.
Casada com o médico Renato Rezende, a parlamentar destacou, durante fala, os feitos dos homenageados em Alagoas, apresentando em seguida um vídeo que conta a trajetória dos irmãos. "Quando comentei com as deputadas Cibele e Ângela que eles não haviam nascido em Alagoas, elas prontamente decidiram entrar com o projeto para que recebessem o título. Para mim, é motivo de muita honra e orgulho, pois acompanho de perto toda dedicação e amor que eles têm não só por Alagoas, mas principalmente pelos alagoanos, cada um em sua função", disse Fátima Canuto.
Para o desembargador Orlando Rocha Filho, receber o título de Cidadão Honorário de Alagoas é motivo de muito orgulho e um ato de amor. Ele comparou a homenagem a uma adoção. “Estou sendo adotado como filho. Certamente eu devo ter prestado alguns serviços em benefício da terra, do contrário essa honraria não seria prestada. A minha maior satisfação hoje é ter recebido esse título ao lado do meu irmão, que recebeu um idêntico”, declarou. Nascido na cidade do Rio de Janeiro/RJ, ele chegou a Alagoas no ano de 1954. Concluiu o curso de Direito na Universidade Federal de Alagoas em 1973, tendo sido advogado militante por aproximadamente 10 anos. Aprovado em concurso público para juiz de Direito estadual, cargo para o qual foi nomeado em 16 de dezembro de 1986, atualmente ocupa o cargo de vice-presidente do Poder Judiciário alagoano.
Já o médico cirurgião Renato Rezende disse estar imensamente feliz com a homenagem, pois, de acordo com ele, sempre se entendeu como filho da terra. Ele declarou ainda que a homenagem é um reconhecimento aos serviços prestados a Alagoas. Renato Rezende é natural da cidade de Guanabara, no Rio de Janeiro, mas reside em Alagoas desde os três anos de idade, quando chegou a Maceió juntamente com sua família, no ano de 1955. Formado pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas em 1977, Renato Rezende fez residência médica no Hospital de Oncologia no Rio de Janeiro, entre os anos de 1978 e 1981. Voltou para Maceió e ingressou no corpo clínico da Santa Casa, como também no Hospital de Pronto Socorro de Maceió (hoje HGE) e como cirurgião do Hospital de Doenças Tropicais.
A sessão solene contou com a presença de diversas autoridades do meio político, jurídico, da educação, da medicina e de representantes de outros Poderes, a exemplo do presidente do TJ/AL, desembargador Fernando Tourinho; do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fernando Toledo; e dos deputados Alexandre Ayres (MDB), Bruno Toledo (MDB), Inácio Loiola (MDB), Carla Dantas (MDB), Silvio Camelo (PV), Antonio Albuquerque (Republicanos) e Doutor Wanderley (MDB).
por Ascom Fátima Canuto