Um legado marcado pela lealdade, confiança e caráter marca as lembranças e memórias sobre o ex-deputado estadual em Alagoas, Rubens Canuto. Eleito por três mandatos consecutivos, tendo assumido a presidência da Assembleia Legislativa de Alagoas no primeiro mandato, Canuto sempre foi respeitado por posições firmes ao tempo que era aberto ao diálogo. A inata sensibilidade às causas sociais, prezando pelo respeito à igualdade, refletiu na trajetória de sua filha, a deputada estadual Fátima Canuto, anos depois. O pai, reconhecido como “líder do MDB da resistência”, foi espelho e inspiração para Fátima, que se filiou ao partido, dando continuidade à história da família.
“Eu tinha apenas 11 anos quando o meu pai faleceu. O que ficou para mim são as doces memórias de afeto, de cuidado e carinho comigo, minha mãe e meus irmãos. No entanto, foi ao crescer, que escutando e buscando a atuação do meu pai, que entendi a importância de sua surpreendente trajetória tanto para o cenário político de Alagoas, com forte atuação e articulação em um momento delicado, quanto para a população, que sempre teve tanta sensibilidade. Costumo dizer que não quero repetir sua história, pois isso não é possível, mas tenho em mente o objetivo de dar continuidade com minha atuação, seja na política partidária, seja institucional ou filantrópica. Atualmente, conto com sua história para ser meu exemplo, espelho e eterna inspiração”, conta a deputada, ressaltando o trabalho que deseja continuar trilhando pelo estado de Alagoas.
“Não só como deputada, mas como mulher, mãe e cidadã, assumo meu compromisso de aqui lutar pelas causas que acredito, por mais justiça social, por mais igualdade entre as pessoas, para isso defendendo sempre como prioridade aquelas e aqueles que têm menos oportunidades e que precisam de proteção, da mão amiga do estado, do carinho e cuidado com o qual merecem ser tratados todos os filhos e filhas de Alagoas. É com estes valores que trago comigo desde o início da minha atuação parlamentar que hoje me somo a esse projeto que vem mudando a realidade de nossa terra e que ainda tem muito por fazer. Sou parte dele e não abro mão de contribuir com a minha visão e com o meu trabalho para que o nosso estado supere os enormes desafios que temos pela frente”, afirmou.
Trajetória
Rubens Canuto nasceu em Mata Grande, no Sertão alagoano. Estudou Odontologia no Rio de Janeiro. Movido pela saudade, voltou a Alagoas, onde montou um moderno consultório odontológico e em seguida auxiliou na fundação da Faculdade de Odontologia de Alagoas, juntamente com alguns colegas. Casou com Dilma Moreira, com quem teve seis filhos. Ingressou na política através do sogro, o coronel José Octávio Moreira. Filiado ao MDB, conquistou três mandatos consecutivos como deputado estadual, foi líder da minoria e da oposição e presidente do Parlamento alagoano. Mantinha um jornal de oposição chamado Diário de Alagoas. Faleceu aos 51 anos, vítima de acidente de carro.
por Ascom