A deputada estadual Fátima Canuto entregou, na tarde desta segunda-feira (19), o título de Cidadão Honorário de Alagoas ao reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Josealdo Tonholo, no plenário da Assembleia Legislativa. Paulista, nascido em Ribeirão Preto, o professor atua há 30 anos no Estado.
Em discurso durante a sessão solene, a parlamentar ressaltou a importância de Tonholo na aproximação da Universidade com a sociedade, por meio da promoção de pesquisas e soluções em áreas importantes como o meio-ambiente, a saúde e educação, com o intuito de ajudar no desenvolvimento sustentável e melhorar os índices e, consequentemente, a vida das pessoas.
“Acredito muito que a educação é a grande transformadora de realidades. E valorizar quem promove a mudança, quem incentiva e fortalece o ensino no nosso estado é essencial. O apoio e o investimento institucional nas pesquisas científicas fizeram com que a UFAL subisse no ranking mundial, mesmo em meio a cortes orçamentários significativos”, disse a deputada estadual, afirmando que Alagoas agradece seu empenho e dedicação e está de braços abertos para o mais novo cidadão alagoano.
O reitor Josealdo Tonholo agradeceu a Assembleia Legislativa pelo título, em especial a deputada Fátima Canuto, e disse estar muito honrado com a homenagem que, para ele, tem enorme significado. “Eu escolhi ser alagoano há 30 anos e confesso que estou bastante emocionado, pois essa comenda é a maior honraria de um Estado que reconhece um filho vindo de fora como sendo seu filho. Tudo isso graças a um trabalho que não é só meu, mas de toda a Universidade”, disse.
Ainda em seu pronunciamento, o homenageado fez questão de destacar que o título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas é dividido com todos que fazem a Ufal, como o corpo técnico, os estudantes, os docentes e os terceirizados. “Essa comenda que tenho a honra de receber hoje mostra também que a Assembleia Legislativa de Alagoas está valorizando a importância da Educação como instrumento de transformação no Estado. Esta Casa e o Governo estadual têm respeitado a Educação e o fazer diferente, para juntos melhorarmos os índices educacionais alagoanos. Eu estou muito orgulhoso disso!”, afirmou.
A sessão solene contou com as presenças dos deputados Lelo Maia (União Brasil), Doutor Wanderley (MDB) e Rose Davino (PP), da vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcanti; do pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho da Ufal, Wellington Pereira; do pró-reitor estudantil da Ufal, Alexandre Lima; da reitora honorária da Ufal, Ana Deise Dória; além de professores e funcionários da Universidade Federal de Alagoas.
Sobre o homenageado
Josealdo Tonholo é formado em Química pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em físico-química também pela USP e pós-doutorado em eletroquímica na Inglaterra. Na UFAL, é professor titular do Instituto de Química e Biotecnologia desde 1993 e ajudou a criar o Núcleo de Inovação e Tecnologia.
É orientador do quadro permanente dos programas de pós-graduação em química e biotecnologia, da Rede PROFNIT e da Rede Renorbio. É membro integrante do Instituto Nacional De Marcadores Integrados. Foi diretor da Associação Brasileira De Parques Tecnológicos E Incubadoras De Empresas. Desde 2015, exerce a função de pró-reitor do Fórum Nacional De Gestores De Inovação e Transferência de Tecnologia. Desde 2020, está à frente da gestão da UFAL, como reitor.
por Ascom Fátima Canuto