02 Mai 2024

Fátima Canuto entrega título de Cidadão Honorário de Alagoas ao ex-secretário Gabriel Albino na próxima segunda (06)

Natural de Minas Gerais, homenageado conduziu importantes projetos pela SEPLAG
Fátima Canuto entrega título de Cidadão Honorário de Alagoas ao ex-secretário Gabriel Albino na próxima segunda (06)

Com o objetivo de exaltar personalidades com feitos pelo estado de Alagoas, a deputada estadual Fátima Canuto vai conceder o título de Cidadão Honorário de Alagoas ao ex-secretário da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (SEPLAG), Gabriel Albino. A solenidade vai acontecer na próxima segunda-feira (6), às 14h, no Plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas. 

Natural de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais, Gabriel é formado em Direito, mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e especialista em Direito Processual e Gestão Pública. Concursado de carreira, atuou por mais de 12 anos na Secretaria da Fazenda (Sefaz) de Minas Gerais, ocupando diversos cargos de liderança e acumulando experiência em Orçamento, Fazenda, Gestão e Planejamento. 

Em Alagoas, atuou na SEPLAG como secretário especial de Planejamento e Orçamento por três anos, assumindo o comando da pasta em seguida. Durante o início da sua trajetória na SEPLAG, implementou o primeiro ciclo de execução das Emendas Impositivas, o programa de Fortalecimento dos Municípios (Fortalece Alagoas) e conduziu a negociação da operação de crédito junto Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que captou R$ 25 milhões de dólares para programa Alagoas Mais Digital. 

Em 2023, assumiu a titularidade da pasta, com o desafio de construir um PPA Participativo e com as recomendações de estreitar um canal de interlocução com os sindicatos, associações e movimentos sociais, bem como estruturar e modernizar a gestão patrimonial do Estado de Alagoas. Durante sua gestão coordenou a construção do Plano Plurianual de Ação Governamental para o quadriênio 2024-2027, em um processo que percorreu 09 regiões do Estado com a dinâmica de Fóruns Regionais Participativos, recebendo aproximadamente 2 mil propostas incorporadas ao Projeto de Lei.

Na modernização da gestão, além de assinar o contrato com o BID, coordenou o processo de definição da Estratégia Digital do Estado de Alagoas e a instalação do Conselho de Governança Digital, responsável pela padronização e priorização dos gastos com Tecnologia da Informação, que economizou aproximadamente R$ 40 milhões em 2023. Gabriel, representando o Estado de Alagoas, foi eleito pelos seus pares, Secretários de Estados do demais entes federativos, vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Administração no biênio 2023/2024.


Entrega do Título
Data:
06 de maio de 2024
Horário: 14h
Local: Plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas

por Ascom Fátima Canuto


Mais FAU!

Ver mais noticias