O governador Renan Filho anunciou nesta quinta-feira, na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), que o Estado irá reavaliar a contribuição previdenciária de parte do funcionalismo. O novo estudo, segundo o governador, deverá diminuir o percentual descontado dos servidores com salários menores.

A deputada Fátima Canuto apoia a reavaliação do Estado e apela ao governador alíquota zero para os aposentados.

“O governador justificou os motivos para este novo estudo. É uma nova perspectiva para os servidores, principalmente para os aposentados e os que recebem os menores salários. Faço um apelo ao governador para que, diante dos novos entendimentos do Supremo Tribunal Federal, a situação dos aposentados seja revista, porque são pessoas que dedicaram parte de suas vidas ao serviço público e já contribuíram durante as décadas de serviços prestados”, defende a deputada.  

O governador garantiu na ALE que o novo projeto será levado à Assembleia nos próximos dias.

“Em 2019, o Estado foi obrigado a aumentar a alíquota por causa da reforma da previdência, com base na Emenda Constitucional nº 103/2019. Caso não fosse feito, o Estado ficaria impedido de receber transferências voluntárias de recursos pela União, por meio da cooperação, auxílio ou assistência financeira. Mas agora, com esse novo estudo, creio que os nossos servidores e aposentados serão beneficiados”, explica a deputada.