18 Set 2024

Fátima Canuto concede Comenda Zilda Arns a médico intensivista da Santa Casa de Maceió

Hélvio Chagas Ferro, fundador da Sociedade Alagoana de Terapia Intensiva, vai ser homenageado nesta sexta-feira (20)
Fátima Canuto concede Comenda Zilda Arns a médico intensivista da Santa Casa de Maceió

A deputada estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), Fátima Canuto, vai realizar uma sessão solene nesta sexta-feira (20), para a outorga da Comenda Zilda Arns ao médico intensivista Hélvio Chagas Ferro pelos seus relevantes serviços prestados à saúde pública do estado de Alagoas. A solenidade vai acontecer no plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas, às 9h. 

Formado em Medicina pela Escola De Ciências Médicas de Alagoas (ECMAL/UNCISAL), Hélvio Chagas é especialista em clínica médica pelo Hospital Umberto Primo Matarazzo, especialista em Medicina Intensiva pela AMIB e especialista em terapia nutricional parenteral e enteral pela Sociedade Brasileira de Terapia Parenteral e Enteral. O homenageado é fundador e ex-vice presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira; membro da Câmara Técnica de Medicina Aeroespacial do Conselho Federal de Medicina e fundador e ex-presidente da Sociedade Alagoana de Terapia Intensiva.

Entre as diversas atribuições presentes no currículo, destaca-se também que o médico foi preceptor do curso de Medicina da UFAL e Escola de Ciências Médicas na UTI Geral da Santa Casa e preceptor de medicina da faculdade de medicina da universidade de Berlim, na Alemanha. Além disso, fundou e coordenou a residência da Clínica Médica da Santa Casa e foi presidente do Centro de Estudos da instituição. 

A parlamentar, que propôs a homenagem, destaca que a Comenda Zilda Arns deve ser entregue a profissionais à altura, que trabalham na área da saúde com dedicação, zelo e humanização. "Dr. Helvio é um dos grandes médicos que temos em Alagoas, um estudioso e reconhecido pelos colegas e pacientes por sua dedicação e empatia. Cuidar de vidas com humanização é algo que deve ser reconhecido e homenageado, sobretudo nos dias atuais. Essa comenda, que leva o nome de uma mulher tão importante para a saúde brasileira, é uma forma da Assembleia Legislativa agradecer por todo seu empenho e sua contribuição significativa ao nosso estado", disse Fátima Canuto.

por Ascom Fátima Canuto


Mais FAU!

Ver mais noticias