A deputada estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), Fátima Canuto, participou da solenidade de assinatura do contrato de Consultoria em Gestão do novo hospital do município do Pilar, o Hospital do Futuro, e o Hospital Albert Einstein, de São Paulo. A solenidade aconteceu nesta terça-feira (14), no Hospital do Futuro, e contou com a presença de autoridades como o prefeito do município, Renato Filho; a provedora do hospital, Lucinez Almeida; o representante do Albert Einstein, Rafael Mota; o presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Alagoas, o desembargador Orlando Rocha; a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer Nacional, Alice Dino; a prefeita de Cajueiro, Lucila Toledo, e a ex-deputada estadual, ngela Garrote.
Durante a solenidade, a deputada ressaltou o investimento da gestão em saúde desde 2017, quando o prefeito Renato Filho tomou posse dentro do Hospital Nossa Senhora de Lourdes, reabriu a unidade e garantiu a ampliação dos serviços prestados à população.
"Essa iniciativa é, de fato, um marco para o Pilar e também para toda Alagoas. O Hospital do Futuro vai atender toda região metropolitana, se tornando um equipamento muito importante para as pessoas dessa região. A parceria com uma instituição tão séria e comprometida como o Albert Einstein mostra a preocupação da gestão com a qualidade do serviço prestado à população. Fico muito feliz em ver tanto avanço. Pilar tem sido um exemplo para todos os municípios", disse.
Eleito 10 vezes consecutivas o melhor hospital da América Latina, segundo ranking realizado pela AméricaEconomía Intelligence, o Hospital Albert Einstein também está entre os 30 melhores do mundo, ocupando a 28ª posição de acordo com o site americano Newsweek. Na solenidade, Fátima Canuto destacou que a instituição foca em segurança, gestão do conhecimento, experiência do paciente e infraestrutura.
'’Tudo isso é prioridade do Einstein e o Hospital do Futuro também vai contar com toda essa orientação. Um grande hospital precisa de uma gestão à altura. Pilar já sofreu muito com o sucateamento da saúde, mas essa já é uma realidade distante", afirmou a parlamentar pilarense.
Hospital do Futuro
Com previsão de inauguração em julho deste ano, o Hospital do Futuro conta com 168 leitos, sendo 20 de UTI, e está orçado em R$ 120 milhões. A unidade vai atender a 1ª macrorregião de saúde, bem como suprir o vazio assistencial existente nos atendimentos de alta complexidade nas 4ª e 5ª regiões de saúde.
O Hospital do Futuro tem Capacidade de atendimento de mais de 420.000 mil pessoas, implementando o atendimento de casos de traumato-ortopedia, oncologia, neurologia/neurocirurgias vascular, otorrino, bucomaxilo-cabeça e pescoço, urologia e oftalmologia.
por Ascom Fátima Canuto