Em defesa dos autistas, a deputada estadual Fátima Canuto apresentou um projeto de lei (Nº 740/2024), que autoriza o Poder Executivo Estadual a criar, de forma regionalizada, a Casa do Autista. O equipamento tem como finalidade oferecer acolhimento e tratamento multidisciplinar a crianças, adultos e idosos com transtorno do espectro autista, que sejam dependentes de cuidados e auxílio para as atividades da vida diária.
Conforme o projeto, a equipe de tratamento multidisciplinar deve ser composta por assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, educadores físicos, neurologistas e psiquiatras.
A parlamentar, que é a atual presidente da Comissão de Saúde e Seguridade Social da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), tem atuado em defesa dos autistas desde o início do mandato. Em fevereiro deste ano, Fátima Canuto solicitou a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Aluno PCD, visando ampliar a atuação da Casa Legislativa em prol da educação de crianças e adolescentes com deficiência.
“Além disso, também apresentamos projeto de lei para a implementação do método ABA para crianças com autismo nas unidades da Rede do CRIA Alagoas e também é de nossa autoria a lei que obriga os estabelecimentos públicos e privados a inserirem o símbolo mundial do autismo nas placas de atendimento prioritários. Essa é uma bandeira que defendo e seguirei buscando mais avanços junto aos demais poderes”, disse a deputada estadual.
por Ascom Fátima Canuto