A atuação da deputada estadual Fátima Canuto pelas mulheres é um destaque do seu mandato e, no Agosto Lilás, mês da campanha de conscientização sobre o combate à violência doméstica, não seria diferente. A parlamentar apresentou na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), um novo projeto de lei que visa facilitar a denúncia de casos de agressão, o “Drink La Penha”.
De acordo com o Projeto de Lei, os restaurantes, bares, casas noturnas e lanchonetes de Alagoas devem disponibilizar cartazes informando a disponibilidade do “Drink La Penha”, caso a mulher esteja passando por uma situação de agressão.
“Mulheres em situação de insegurança, que sejam vítimas de algum tipo de violência, vão poder falar com algum dos funcionários e pedir o Drink La Penha. Imediatamente, o responsável pelo estabelecimento deve acionar a segurança do bar para auxiliar a condução a outro local, além de chamar a polícia, caso seja necessário”, explica a deputada.
Ela salienta também a importância da presença dos cartazes nesses locais, servindo para informar as mulheres e também alertar aos homens de que a sociedade está atenta aos casos de agressão. “É preciso que os homens entendam que não seremos mais omissas. A sociedade está vigilante e a tolerância para casos de agressão está cada vez menor. Isso é fruto de um trabalho de conscientização, educação e a criação de ferramentas para facilitar a denúncia, prevenindo casos”, disse.
Conforme o PL, o cartaz deve conter o número para o Disk Denúncia (180) e a divulgação do aplicativo Salve Maria, criado pelo Governo de Alagoas por meio de um projeto de lei de autoria de Fátima Canuto.
por Ascom Fátima Canuto