Deputada Fátima Canuto pede que Governo disponibilize fisioterapeuta respiratório para pacientes com covid

Deputada Fátima Canuto pede que Governo disponibilize fisioterapeuta respiratório para pacientes com covid

Foi lida na manhã desta terça-feira (23), a indicação da deputada estadual Fátima Canuto que solicita ao Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) que seja disponibilizado fisioterapeuta respiratório para os pacientes acometidos pela covid-19 em sua fase mais crítica, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Na indicação, a parlamentar justifica que a fisioterapia respiratória é um recurso complementar muito eficaz no tratamento de uma grande variedade de doenças pulmonares. 

 “Os exercícios e técnicas facilitam a respiração e a drenagem das secreções brônquicas promovendo a máxima funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes, podendo ainda  proporcionar assistência ao paciente criticamente enfermo ou em acompanhamento domiciliar”, explicou.

Segundo Fátima, os exercícios respiratórios são de extrema importância para dar continuidade ao tratamento da covid-19 para os pacientes que tiveram a fase mais crítica da doença. “Evitando assim que esse paciente volte ao hospital com comorbidades”, disse.

por Assessoria