A Comissão de Saúde e Seguridade Social da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL) encaminhou um ofício à Comissão de Ética Médica do Hospital Geral do Estado (HGE), solicitando providências acerca do reforço dos protocolos de segurança do paciente na unidade hospitalar. Em reunião realizada nesta terça-feira (25), na ALE, estiveram presentes a presidente, Fátima Canuto, o vice, Dr. Wanderley, e os membros Alexandre Ayres e Rose Davino.
Conforme explicou Fátima Canuto, as medidas se tornam urgentes após o caso que resultou na amputação da perna de uma idosa de 73 anos, que iria realizar um procedimento no tornozelo, na última sexta-feira (21).
“Durante a reunião da Comissão, decidimos solicitar ao HGE quais serão as medidas adotadas para reforçar a segurança e identificação dos pacientes que forem realizar qualquer tipo de procedimento na unidade de saúde, seja por meio de protocolo, registro e checklist das informações do paciente. A atenção à essa questão precisa ser uma prioridade para que erros como esse não voltem a acontecer”, pontuou a parlamentar.
por Ascom Fátima Canuto