A 15ª Comissão de Saúde e Seguridade Social da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), presidida pela deputada estadual Fátima Canuto, promoveu uma reunião ampliada no Plenário Rubens Canuto, nesta segunda-feira (23), para discutir a Rede de Oncologia de Alagoas e o Plano Emergencial para Assistência aos Pacientes com Câncer. Foram convidados para a reunião os hospitais prestadores, órgãos de fiscalização e conselhos e as secretarias de saúde do Estado de Alagoas e dos municípios de Maceió e Arapiraca.
Na oportunidade, a Comissão questionou os prestadores de serviço de saúde sobre a fonte e a origem dos recursos; o que foi pactuado em relação a realização de exames, consultas e cirurgias; o quantitativo para cada procedimento, além de solicitar informações sobre o funcionamento do programa estadual Mais Saúde.
Estiveram presentes o representante da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (SESAU), Fernando Câmara; a representante da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), Morgana Thereza; o secretário de Saúde de Arapiraca, Sérgio Nilton; o defensor público-geral, Carlos Eduardo; o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Dr. Humberto Gomes de Melo; o superintendente do Hospital Universitário, o professor Célio Rodrigues; o diretor-médico do Hospital Veredas, Miqueias Damasceno; e a secretaria-executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS-AL), Kátia Betina.
Entre os parlamentares membros da Comissão de Saúde presentes, estiveram os deputados Dr. Wanderley (vice-presidente), Alexandre Ayres (membro titular), Lelo Maia (membro titular) e Fernando Pereira (membro titular). Participaram também os deputados Cabo Bebeto e Ângela Garrote.
por Ascom Fátima Canuto