23 Jul 2024

Com lei de Fátima Canuto, centenários blocos carnavalescos do Pilar são reconhecidos como Patrimônio Cultural e Imaterial de AL

Os tradicionais Os Caçadores e Leão de Aço abrilhantam o carnaval pilarense desde a década de 20
Com lei de Fátima Canuto, centenários blocos carnavalescos do Pilar são reconhecidos como Patrimônio Cultural e Imaterial de AL

Valorizar e reconhecer os elementos culturais de Alagoas é uma das prioridades do mandato da deputada estadual Fátima Canuto. Recentemente, o Governo de Alagoas sancionou as leis (Nº 9.313/24 e 9.320/24) que determinam que sejam reconhecidos como Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas os blocos carnavalescos pilarenses Leão de Aço e Caçadores, os mais antigos e tradicionais blocos do municípios.

Ativos desde a década de 20, os centenários blocos fazem parte do imaginário popular e até hoje arrastam multidões na terça-feira de Carnaval, no mesmo horário. Com foliões fiéis, os blocos entram em uma disputa de ritmo, cores e brilhos, acompanhando os carros alegóricos e as orquestras de frevo. 

Autora dos projetos de lei, a deputada Fátima Canuto ressalta que enaltecer a cultura e a tradição é imprescindível para a história do nosso estado. "Esses elementos populares da nossa cultura ajudam a contar a história da nossa gente. Quem é do Pilar sem dúvidas tem seu preferido, Caçadores ou Leão, e guarda na memória as lembranças dos carnavais no bloco. Valorizar as manifestações culturais pilarenses tem sido um privilégio enquanto parlamentar”, disse Fátima Canuto. 

Conforme a lei, entende-se por Patrimônio Cultural os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, em conformidade com o art. 216 da Constituição Federal.

por Ascom Fátima Canuto


Mais FAU!

Ver mais noticias