Deputada estadual por Alagoas, Fátima Canuto se destaca pela defesa das pautas femininas em diversas áreas, mesmo antes da vida parlamentar. Advogada, empresária e voluntária, Canuto dedicou o primeiro mandato a criar ferramentas de combate à violência contra a mulher. Para o segundo mandato, a deputada reforça que serão trabalhadas ações que assegurem oportunidades reais para as mulheres alagoanas, garantindo estudo, capacitação e inserção no mercado de trabalho.
“Sabemos que as oportunidades nem sempre chegam para as mulheres da mesma forma que para os homens, principalmente quando fazemos o recorte de classe e cor. Uma forma de impulsionar mulheres, colaborar para sua independência financeira e apoiar o desenvolvimento feminino em Alagoas é criando ações que estimulem a educação e capacitação para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo. Neste mandato, essa vai ser uma das nossas prioridades na pauta feminina”, afirma Fátima Canuto.
A parlamentar, que já possui diversas leis sancionadas no combate à violência e proteção das vítimas, afirma que a prevenção de agressões e o estímulo à denúncia seguem como compromissos: “A nossa luta contra a violência continua. Mas precisamos atuar também por outras vertentes, trazendo as mulheres mais para perto, proporcionando a autonomia, sobretudo financeira, para que elas possam reconhecer sua força e conseguir sair desse ciclo de violência em que pode estar inserida”.
Entre os projetos apresentados por Fátima Canuto na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) estão a indicação para a criação do Projeto Recomece (Nº 1123/21), para apoiar as mulheres vítimas de violência doméstica dando condições para sua autonomia financeira, por meio de qualificação profissional, de geração de emprego e renda e intermediação de mão-de-obra.
Ela também apresentou o Projeto de Lei que garante às mães o direito de amamentarem os filhos durante provas dos concursos públicos; o Projeto de Lei que reserva vagas de emprego para mulheres transexuais e criou a lei que institui o Dia de Valorização da Mulher Advogada em Alagoas.
Mais pelas mulheres – Fátima Canuto é autora das leis da Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Nº 8.531), do Código do Sinal Vermelho (Nº 8.397/2021), da denúncia de violência doméstica por aplicativo (Nº 8.404/2021) e da Lei que determina a divulgação da Lei do Minuto Seguinte (Nº 4.455/2021).
Também apresentou projeto de lei para a criação da Lei do Drink La Penha, que estabelece o protocolo de assistência a mulheres vítimas de violência doméstica em bares e restaurantes, facilitando e incentivando a denúncia, e a criação do Dia Estadual de Levante Contra o Feminicídio. A parlamentar também é idealizadora da Casa da Mulher Pilarense e apresentou indicação para a implantação de unidades semelhantes em todos os municípios alagoanos.
por Ascom Fátima Canuto