07 Mar 2023

Com iniciativas para inserir mulheres no mercado de trabalho, deputada Fátima Canuto foca mandato em oportunidades reais para alagoanas

Com iniciativas para inserir mulheres no mercado de trabalho, deputada Fátima Canuto foca mandato em oportunidades reais para alagoanas

Deputada estadual por Alagoas, Fátima Canuto se destaca pela defesa das pautas femininas em diversas áreas, mesmo antes da vida parlamentar. Advogada, empresária e voluntária, Canuto dedicou o primeiro mandato a criar ferramentas de combate à violência contra a mulher. Para o segundo mandato, a deputada reforça que serão trabalhadas ações que assegurem oportunidades reais para as mulheres alagoanas, garantindo estudo, capacitação e inserção no mercado de trabalho.

“Sabemos que as oportunidades nem sempre chegam para as mulheres da mesma forma que para os homens, principalmente quando fazemos o recorte de classe e cor. Uma forma de impulsionar mulheres, colaborar para sua independência financeira e apoiar o desenvolvimento feminino em Alagoas é criando ações que estimulem a educação e capacitação para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo. Neste mandato, essa vai ser uma das nossas prioridades na pauta feminina”, afirma Fátima Canuto. 

A parlamentar, que já possui diversas leis sancionadas no combate à violência e proteção das vítimas, afirma que a prevenção de agressões e o estímulo à denúncia seguem como compromissos: “A nossa luta contra a violência continua. Mas precisamos atuar também por outras vertentes, trazendo as mulheres mais para perto, proporcionando a autonomia, sobretudo financeira, para que elas possam reconhecer sua força e conseguir sair desse ciclo de violência em que pode estar inserida”. 

Entre os projetos apresentados por Fátima Canuto na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) estão a indicação para a criação do Projeto Recomece (Nº 1123/21), para apoiar as mulheres vítimas de violência doméstica dando condições para sua autonomia financeira, por meio de qualificação profissional, de geração de emprego e renda e intermediação de mão-de-obra. 

Ela também apresentou o Projeto de Lei que garante às mães o direito de amamentarem os filhos durante provas dos concursos públicos; o Projeto de Lei que reserva vagas de emprego para mulheres transexuais e criou a lei que institui o Dia de Valorização da Mulher Advogada em Alagoas. 

Mais pelas mulheres – Fátima Canuto é autora das leis da Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Nº 8.531), do Código do Sinal Vermelho (Nº 8.397/2021), da denúncia de violência doméstica por aplicativo (Nº 8.404/2021) e da Lei que determina a divulgação da Lei do Minuto Seguinte (Nº 4.455/2021). 

Também apresentou projeto de lei para a criação da Lei do Drink La Penha, que estabelece o protocolo de assistência a mulheres vítimas de violência doméstica em bares e restaurantes, facilitando e incentivando a denúncia, e a criação do Dia Estadual de Levante Contra o Feminicídio. A parlamentar também é idealizadora da Casa da Mulher Pilarense e apresentou indicação para a implantação de unidades semelhantes em todos os municípios alagoanos.

por Ascom Fátima Canuto


Mais FAU!

Ver mais noticias