12 Jul 2023

Chuvas em Alagoas: Fátima Canuto reforça pedido de Renato Filho e solicita ao Governo criação de Comitê Intersetorial

Chuvas em Alagoas: Fátima Canuto reforça pedido de Renato Filho e solicita ao Governo criação de Comitê Intersetorial

Com o objetivo de encontrar soluções definitivas para evitar os transtornos causados pelas enchentes em Alagoas durante o período chuvoso, a deputada estadual Fátima Canuto solicitou, por meio da indicação Nº 631/2023, a criação de um Comitê Intersetorial para implantação de soluções para as enchentes em Alagoas. A proposição também foi feita ao Governo Estadual pelo prefeito do município do Pilar, Renato Filho. 

Este ano, os transtornos causados pelas enchentes em Alagoas desalojaram mais de 22 mil pessoas e ocasionaram na morte de um homem. De acordo com um vídeo divulgado nas redes sociais, Fátima Canuto explica que a proposta do comitê, que deve ser criado logo após o período chuvoso, é envolver o Governo Federal, os governos estaduais de Alagoas e Pernambuco, que dividem as bacias hidrográficas do Mundaú e Paraíba, entre outros rios, e instituições como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para elaboração de estudos que apontam as melhores estratégias para evitar o transbordamento dos rios e lagoas. 

“Muito além das ajudas emergenciais, é preciso também implementar soluções permanentes para que o estado não continue sofrendo ano após ano. O prefeito Renato Filho do Pilar solicitou ao governador a criação de um Comitê Intersetorial para o estudo e prevenção de enchentes. Reforço esse pedido e informo que dei entrada na Assembleia Legislativa com uma indicação para a efetiva criação do comitê, logo após o período chuvoso”, disse a deputada em vídeo. 

A parlamentar informou também que, anteriormente, foram realizadas diversas reuniões com pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para tratar sobre o projeto de controle de poluição e assoreamento ao longo da bacia.

por Ascom Fátima Canuto


Mais FAU!

Ver mais noticias