21 Fev 2024

Atendendo solicitações de Fátima Canuto, Governo de AL garante retomada da Artnor e abertura do Centro de Referência do Artesanato

Atendendo solicitações de Fátima Canuto, Governo de AL garante retomada da Artnor e abertura do Centro de Referência do Artesanato

Atendendo duas indicações protocoladas pela deputada estadual Fátima Canuto na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), o Governo de Alagoas anunciou a retomada da Feira Internacional do Artesanato do Nordeste (Artnor), além da entrega de um Centro de Referência Alagoas Feito à Mão, que funcionará como um polo para a promoção da cultura popular alagoana. Em 2022, Fátima Canuto solicitou essas demandas visando apoiar o artesanato alagoano e fortalecer a economia criativa no estado. 

O evento, criado em 1989 pelo Sebrae/AL, se consolidou ao longo dos anos como uma das mais importantes feiras de artesanato do Brasil. A parlamentar defende que a feira representa uma oportunidade para divulgar o artesanato,  tão rico e diverso, produzido pelos alagoanos e alagoanas. Além de constituir um canal de comercialização direta de produtos artesanais, promove a demonstração da cultura popular, por meio do folclore, folguedos e literatura regional. 

“Em contato com artesãos e representantes de entidades relacionadas à categoria, verificamos a importância da continuidade da realização da ARTNOR para o nosso estado. A feira atua como uma grande geradora de oportunidades de divulgação e comercialização desses produtos, o que é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos negócios ligados à economia criativa, sustentável, e original”, destacou Fátima Canuto.

Centro de Referência 

Com o objetivo de garantir que os artesãos alagoanos fomentem ainda mais suas criações, a parlamentar também havia solicitado estudos para a criação de uma casa ou espaço para o artesão alagoano, que também foi confirmado pelo governador Paulo Dantas durante reunião realizada com artesãos e representantes do Sebrae. Conforme divulgado, o espaço vai ficar localizado na Praça Floriano Peixoto, no Centro de Maceió.

por Ascom Fátima Canuto


Mais FAU!

Ver mais noticias